Conheça os principais tipos de graduações que mais trabalhamos.
Antes de escolher o seu curso de graduação é preciso definir quais são os seus objetivos de futuro profissional. Os tipos de formação superior mais comuns são bacharelado, licenciatura, tecnológica, sequencial e modulada.
Cada uma passa por um processo seletivo específico, com competências profissionais e tempo de duração distintos. Por isso, é importante entender cada uma dessas modalidades para decidir a mais adequada para você.
Bacharelado
Essa modalidade é a mais tradicional e abrangente dentre os tipos de graduação, oferecendo uma variedade de assuntos teóricos e uma formação prática direcionada ao mercado de trabalho.
Após sua duração mínima de 4 anos, o estudante se torna capacitado para atuar em áreas distintas da sua profissão. Para os que desejam um aprendizado mais específico, devem recorrer a uma especialização ou pós-graduação strictu sensu (mestrado ou doutorado). Após a formatura, o estudante recebe o título de bacharel.
Licenciatura
A principal diferença da licenciatura para o bacharelado é a sua formação voltada para o ensino. Com duração mínima de 3 anos, esse modalidade dá ao estudante o título de professor de nível fundamental e médio.
A principal exigências dessa modalidade é uma carga horária de 300 horas de estágio em escolas públicas ou privadas. Estudantes que desejam se atualizar ou se especializar podem escolher licenciaturas em áreas específicas ou em idiomas. Após a foratura, é possível ainda cursar uma pós-graduação.
Tecnológico
Essa modalidade possui uma duração média de 2 a 3 anos. É voltada para pessoas que desejam aprender o caráter mais técnico e prático de uma profissão e que procuram se especializar em determinada área em um tempo menor.
O aluno deve cumprir a carga horária do seu curso de escolha e um estágio supervisionado, que o prepara diretamente para atuar no mercado de trabalho em uma determinada função.
O principal diferencial dessa graduação para o bacharelado e para a licenciatura é que o estudante não terá uma abordagem tão ampla dos temas e desenvolverá competências mais específicas.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Brasil possui 13 eixos tecnológicos distintos, em áreas como segurança, gestão, infraestrutura, saúde e hospitalidade.
Sequencial
Assim como a modalidade tecnológica, cursos sequenciais oferecem uma formação rápida na preparação do estudante para o mercado de trabalho. Seus cursos duram 2 anos e conferem um diploma de nível superior ao estudante, mas não valem como uma graduação. Ou seja, não é permitido que o formando curse um mestrado ou doutorado.
É uma modalidade para quem deseja se especializar e que se divide em dois tipos:
Complementação de estudos
Voltada para quem já tem uma formação profissional e deseja se aprofundar em uma determinada área dessa profissão. Ao final, o estudante recebe um certificado de conclusão de curso.
Formação específica
Para estudantes que estão saindo do ensino médio e desejam uma formação rápida para ingressar no mercado de trabalho. Não tem o valor de um bacharelado ou licenciatura, mas é uma boa opção para jovens que desejam se preparar para uma profissão.
Modulada
A graduação modulada, como o nome sugere, é cursada por módulos ou por etapas. Essa modalidade, se feita sozinha, confere ao estudante um diploma de nível superior e a possibilidade de atuar no mercado de trabalho, mas não permite que ele curse mestrado ou doutorado, por exemplo.
Seu foco são pessoas que desejam atuar mais rapidamente no mercado de trabalho ou que querem complementar a formação sequencial e adquirir o título de bacharel. Por exemplo, se você fez um curso sequencial durante dois anos, pode aproveitar esses créditos para complementar o tempo de duração de um bacharelado.
Escolha a melhor graduação pra você e realize sua compra com o UNIMECDIPLOMAS!
CLIQUE AQUI PARA EFETUAR SUA COMPRA